Ieiê e Pedrinho
* uma viagem divertida ao mundo da águas *
[teatro-pedagógico-lúdico]

A peça nasceu da vontade de entreter e informar crianças sobre a preservação do ambiente, a importância da água e de sua boa utilização.
Com um banho de conhecimento, alegria e amizade, os três meninos Ieiê, Pedrinho e Zâmbi se aventuram levando arte às escolas!
O espectáculo é ambientado nas águas, nos rios, mares e na torneira lá de casa!
Através da música, poesia e curiosidade das personagens e público, mergulhamos num universo cheio de magia e liberdade de ser, experimentando cuidar, com diversão, da nossa bela natureza.
A peça “Ieiê e Pedrinho” é um diálogo entre Educomunicação e Arte:
informação + pedagogia + arte
Personágens:
Ieiê

Codinome Iemanjá - Protagonista, figura que dirige-se aos interlocutores em nome de um bem maior, a favor da natureza, ressaltando a importância da(s) Água(s). Tem como papel transmitir o carácter educacional da peça - comunicação verbal. Iemanjá, a rainha das águas, trabalha igualmente com todos, acolhendo-os, fortalecendo-os, trazendo esperança. Ela executa o papel de "criadora", desempenhando função de grande mãe. Tem como características principais a generosidade, a caridade e a tranquilidade. Possui sincretismos católicos; no Brasil também é conhecida como Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Conceição.
Zambi

Pedrinho

Personagem de sustentação, quem dialoga com as duas outras personagens. É um menino comum, de escola, assim como todas as crianças. Curioso, inteligente, possui uma incessante vontade de aprender; demonstra concentração e compreende a importância do tema Água. Personagem que traça uma ponte directa entre a informação passada por Ieiê, os jogos e músicas de Zâmbi e o público.
Saco Fixe

Algo semelhante a uma "caixa de Pandora" (a caixa de Pandora é uma expressão utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade).
Possui elementos de interactividade e é manuseado por Zâmbi e Pedrinho. Os elementos que de dentro saem são: lixo, saco de lixo, galão d’água e colheres de pau, jarro transparente com confete azul e branco, copinho transparente, vitória-régia de papelão, conchinhas, pedrinhas, estrela-do-mar e livro.
Cenário

É por completo produzido com materiais reciclados, um espaço ideal para fantasia.
* * *
Comentários
Tenho acompanhado timidamente tudo, para vc ver, na correria dos dias, não havia ainda me dado a oportunidade de ler (para entender) oq raios seria o saco fixe!
na verdade eu li mas nao lembrava, ai pulei aqui para ver as novas e estou lendo tudo! é fascinante redescobrir vc com tudo...
te amo muito
Bel
beijo